
Elis da Nahia é a idealizadora do Projeto MenstruAção, quer levar dignidade para meninas e mulheres em Joinville.
Além de conscientizar sobre a pobreza menstrual, o projeto também incentiva a doação de absorventes menstruais para atender meninas e mulheres carentes da cidade.
Garantir dignidade ao ato natural de meninas e mulheres menstruarem mensalmente, mostrar que nem toda população feminina da cidade tem acesso a absorventes higiênicos e conscientizar a sociedade para a necessidade de doação desses itens para quem mais precisa. Estes são os propósitos do Projeto MenstruAção, iniciado no dia 16 de maio e que já reúne vários apoiadores na cidade.
A iniciativa também busca mobilizar a Câmara de Vereadores de Joinville para tornar obrigatória a inclusão de kits higiênicos contendo absorventes nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e nos presídios da cidade. A mobilização e idealização do projeto é da empresária Elis da Nhaia, que pesquisa o tema da menstruação e a falta de acesso a absorventes higiênicos há dois anos. Proprietária da Coisas de Sofia, uma empresa que produz absorventes reutilizáveis, ela conta que se assustou com os dados da pobreza menstrual no Brasil.
Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) no país mostrou que uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% delas acreditam que não poder ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar.
“Uma mulher tem cerca de 450 ciclos menstruais durante a vida e utiliza, em média, vinte absorventes por ciclo. Considerando estes números, estima-se que sejam usados dez mil absorventes durante toda a idade fértil. Se considerarmos um custo médio de R$ 0,60 por absorvente, chegamos ao valor alarmante de R$ 6.000,00! Ou seja, menstruar custa caro e muitas mulheres não têm acesso ao absorvente adequado”, explica Elis da Nhaia.
Moção na Câmara de Vereadores e campanha permanente de arrecadação de absorventes
Em Joinville, o projeto conta com o apoio da vereadora Ana Lúcia Martins (PT), que em 31 de março fez uma moção na Câmara de Vereadores para que o poder público forneça absorventes higiênicos para estudantes do sexo feminino nas escolas da rede municipal de ensino.
Além da busca da inclusão de políticas públicas para garantir a dignidade menstrual dasmulheres carentes, que é a parte representada pela moção, Elis também convida os empresários da cidade a serem ponto de coleta das doações da comunidade. Isso porque o projeto está lançando uma campanha de doação contínua de absorventes. “Nossa intenção é que cada pessoa possa nos ajudar incluindo a compra de um pacote de absorvente na sua rotina mensal de supermercado e repassando para doação. É mudança de atitude que buscamos e assim poderemos repassar às mulheres carentes”, destaca a empresária.
Ela também enfatiza que as necessidades biológicas das mulheres são inerentes e inevitáveis, e devem ser tratadas com normalidade, porém não é o que ocorre. “É necessário e urgente quebrar o tabu e falar sobre menstruação, buscar informação sobre o assunto, exigir políticas públicas para a dignidade menstrual e fazer a diferença, apoiando iniciativas de arrecadação de produtos de higiene como o Projeto MenstruAção”, destaca.
De início, a campanha conta com sete pontos de arrecadação que já estão ativos em Joinville. Todas as doações serão encaminhadas nesse primeiro momento três projetos: Nutre da Resgatte Comunidade do Morro do Meio e Ullysses Guimarães (130 Pessoas menstruantes), Casa de Passagem Vó Joaquina (50 pessoas menstruantes) e Comunidade Quilombola Beco do Caminho Curto (20 pessoas menstruantes). Neste, a ideia é conseguir fornecer absorventes reutilizáveis de pano.
Veja onde doar:
Don & Donna – Alexandre Simas
Rua Dr. Plácido Gomes, 308 – (47) 3433-2959
Dra Natacha Machado
Rua Marechal Deodoro, 84 Clínica Vitae – (47) 98807-6005
Dra Priscila S. Dornéles
Rua Eduardo Krisch, 34 – (47) 3029-4042
Fraldas Ecológicas Mamalê
Rua Triangulum, 291 – (47) 99671-8326
Inspire Sua Beleza e Bem Estar
Rua São Paulo, 1182 sala 28 – (47) 3207-7921
Mahara Essencial
Rua Frederico Hubner, 181 – (47) 3085-2368
Sussurra Boutique Sensual
Rua Otto Boehm, 1170 – (47) 3028-6769