top of page

Semana Lixo Zero 2017 mobilizou mais de três mil pessoas em Joinville


foto: Divulgação

Foram mais de 85 ações realidade em toda cidade e mais de 200 voluntários ajudaram a organizar as atividades ao longo de 10 dias.


A quarta edição da Semana Lixo Zero Joinville, realizada entre os dias 20 e 29 de outubro deste ano, contou com a participação de 3, 2 mil pessoas nas mais de 85 ações gratuitas realizadas em vários pontos da cidade. O balanço final das ações foi reunido em um relatório divulgado pela organização do evento na última semana.

A edição 2017 envolveu mais de 200 voluntários e mobilizou 55 organizações dos setores público e privado. Foram realizadas 45 palestras, 16 campanhas de coleta, 10 oficinas, sete visitas técnicas e cinco feiras e exposições. Também foram organizadas três ações de limpeza, que possibilitaram o recolhimento de três caçambas de lixo. Também foi recolhida 1,5 tonelada de resíduos eletrônicos, entregues pela população em pontos de descarte voluntário organizados por parceiros da mobilização.


“A cada ano sentimos a energia aumentar, vemos uniões acontecendo, sementes brotando. Sementes de uma nova consciência, de pessoas mais despertas e conectadas. O maior benefício da Semana Lixo Zero é criar espaços nos quais podemos reunir diversas pessoas que estão fazendo o bem, compartilhar sentimentos e renovar esperanças de que a mudança quem faz somos nós”, resume Gustavo Ritzmann, sócio da consultoria Rastro Soluções Sustentáveis, empresa que coordena a Semana em Joinville, em parceria com o Instituto Lixo Zero.

Exemplos de práticas sustentáveis

Neste ano, Joinville recebeu a primeira edição do Fórum Municipal Lixo Zero, que já acontece em cidades como Florianópolis e Curitiba, entre outras. O Fórum ocorreu no dia 27 de outubro, na Câmara de Vereadores, e reuniu exemplos positivos de empresas, pessoas e projetos responsáveis por colocar em prática soluções inovadoras quando o assunto é gerenciamento de resíduos.

Para Arthur Rancatti, sócio da Rastro Soluções Sustentáveis, organizar a Semana Lixo Zero Joinville é um desafio, uma vez que os patrocínios são poucos e não cobrem custos. Contudo, as parcerias com empresas e organizações da sociedade civil, aliadas ao trabalho de dezenas de voluntários que acreditam na causa, faz a Semana superar as expectativas a cada ano.

“É muito mágico como as pessoas vão se conectando, brilhando os olhos para as soluções e desenhando o futuro das ações que acontecem durante estes 10 dias desde 2014. Apesar de jovem, já se tem história e resultados brilhantes que jamais serão desfeitos. Só temos a agradecer”, diz.

Texto: Majuí Comunicação

2 visualizações0 comentário
bottom of page