Sua empresa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?


Assim como governos, sociedade e cidadãos, as empresas precisam entrar no esforço para o alcance das metas da também chamada Agenda 2030.


Falar em cada um fazer sua parte para ajudar a melhorar as condições de vida dos habitantes do Planeta, levando em consideração o uso racional dos recursos naturais e os demais seres que compartilham a Terra com os humanos, parece utópico e inocente. Contudo, existem metas bem definidas para que a humanidade consiga atingir patamares melhores de qualidade de vida agora e no futuro. São os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais conhecidos como ODS.

Acordados pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), os 17 ODS e suas 169 metas (veja aqui quais são eles) dão o rumo sobre o que deve ser feito para que, até o ano de 2030, tais países melhorem seus indicadores e consigam reduzir problemas como fome, desigualdade social, desigualdade de gênero, falta de acesso à saúde e, especialmente, manter a paz. Tudo isso dentro dos limites do que nossos recursos naturais são capazes de suportar.

Para resumir: os ODS são compromissos dos países aliados à ONU, proposto na Assembleia Geral da Organização em 2015, para a concretização das metas de acordo com suas prioridades, colaborando com um esforço global em busca de um mundo melhor para todos. Mas, o que sua empresa tem a ver com isso? Absolutamente tudo! Assim como governos e instituições públicas, as empresas e instituições privadas também têm um importante papel a cumprir para o alcance dos ODS.

Como sua empresa pode se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

É menos complicado do que parece. Na verdade, é não é nada complicado, vai depender da empresa querer fazer o alinhamento de estratégias de negócio aos ODS. Mas como isso pode ser feito? Um exemplo prático: pagar salários iguais para homens e mulheres que ocupam a mesma função. Parece básico, mas no Brasil, por exemplo, as mulheres ainda recebem 30% menos que os homens fazendo o mesmo serviço.

Outro exemplo básico é promover qualidade de vida no trabalho, o que pode impactar diretamente na saúde dos funcionários. Como a sua empresa promove o bem-estar deles? Com menos doenças, os sistemas de saúde são menos impactados, economizando recursos – públicos ou privados – para investimentos em outras áreas.


Para contribuir com mais um exemplo: sua empresa vai além do que prevê a legislação ambiental e atua para preservar recursos naturais para as próximas gerações? Como você garante que seu negócio não afeta o meio ambiente? Essas são só algumas das questões que são possíveis responder quando a empresa está realmente comprometida em colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Sua empresa não precisa estar sozinha nessa empreitada

Uma forma de começar a alinhar a estratégia de negócio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é se unir a quem já entende do assunto. No final de janeiro deste ano, o Pacto Global – iniciativa da ONU criada no início deste século para mobilizar empresas e corporações a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção – lançou uma ferramenta que ajuda empreendimentos que querem adotar medidas para alcançar os ODS.

A ferramenta, criada pelo Pacto Global em parceria com o B Lab, é conhecida como SDG Action Manager. Online e gratuita, possibilita o gerenciamento de impacto e a capacitação de empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, a adotar medidas significativas e acompanhar seu progresso diante dos ODS. Veja mais aqui.


A ONU criou também um Guia com o passo a passo para as empresas alinharem suas estratégias de negócios aos ODS. Conheça aqui.


Outra forma é se associar a organizações voltadas para a mobilização de toda sociedade para o alcance das metas estabelecidas em cada um dos 17 ODS. Uma delas é o Movimento Nacional ODS, presentes em alguns estados brasileiros. A Majuí Comunicação é signatária do Movimento em Santa Catarina. O grupo no estado possui mais de 400 signatários e é bem atuante, promovendo várias iniciativas para ajudar quem também quer se alinhar ao acordo global em prol de um mundo melhor. Para conhecer o movimento em SC, acesse aqui.

E se você não é empresário, mas também quer colaborar com o alcance das metas da Agenda 2030, saiba que é possível aderir ao Movimento ODS como pessoa física. E pensando em ações individuais, a Keep Eco, nossa a cliente querida, ensina em seu site como cada pessoa pode fazer para contribuir com a mudança no mundo. Dê uma olhada neste link!

2 visualizações0 comentário