top of page

Vem aí a 8ª Semana Lixo Zero Joinville


Lançamento SLZ Joinville 2019/FotoArquivo: Gabriel Silva/AlfazemaFotografia


O lançamento da edição 2021 ocorreu nesta terça-feira (21), Dia da Árvore, com a divulgação de alguns dos eventos que serão realizados no período de 10 dias.


O que fazer para colaborar com uma Joinville mais limpa e mais sustentável? Pelo oitavo ano consecutivo, durante 10 dias, uma série de atividades vai inspirar os moradores da cidade a repensarem a geração e o descarte de resíduos. Exemplos, dicas e muito conteúdo será compartilhado na Semana Lixo Zero Joinville, que ocorre entre os dias 22 e 31 de outubro. O lançamento da 8ª ocorreu hoje (21), em comemoração ao Dia da Árvore.


A programação inclui eventos on-line, presenciais (apenas em locais abertos, com presença de pessoas preferencialmente vacinadas, com o uso de máscara e distanciamento) e híbridos (on-line e presenciais). Organizada pelo Coletivo Joinville Lixo Zero, a edição 2021 já tem algumas atividades confirmadas, como mutirões de limpeza, oficinas de compostagem, feiras, rodas de conversa e palestras (veja mais abaixo).


“Por conta da pandemia do Covid-19, ainda não conseguimos retomar o evento 100% nos moldes como era organizado até o ano de 2019. Mas, ainda assim, estamos bastante animados com o que está sendo pensado para este ano e, temos certeza, que seja da forma que for, vamos conseguir inspirar mais pessoas a repensarem sua geração e descarte de resíduos. É possível gerar menos e encaminhar melhor tudo aquilo que se convencionou a chamar de lixo”, explica um dos organizadores do evento, Arthur Rancatti.


Por ser umevento colaborativo, a Semana abre espaço para que pessoas, grupos, empresas, associações e entidades que estiverem interesse em compartilhar conhecimento sobre resíduos, meio ambiente ou sustentabilidade possam fazer parte da programação. As inscrições de atividades podem ser feitas neste link até o dia 10 de outubro. Todas as atividades serão divulgadas no site www.semanalixozerojoinville.com.br .

Nesta edição, o evento tem patrocínio do Fliperama Espaço Colaborativo e conta com o apoio da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, Ecoa Energias Renováveis, Nidec Global Appliance, Polyex e Termotécnica.


Atividades programados para a 8ª Semana Lixo Zero Joinville

Neste ano, uma das principais novidades da Semana Lixo Zero na cidade é o envolvimento de cinco Secretarias da Prefeitura Municipal de Joinville. A Secretaria de Saúde, por exemplo, vai realizar uma série de mutirões de limpeza, em vários bairros da cidade, em uma ação de combate à dengue. Além disso, a Prefeitura vai iniciar, durante a Semana, um projeto piloto para tornar as escolas do município Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de recicláveis. Nesta fase, os PEVs serão instalados em quatro unidades escolares. Todos os recicláveis deixados nestes locais serão encaminhados para cooperativas de reciclagem da cidade.

Confira no vídeo um pouco do que vai rolar na Semana e veja abaixo o detalhamento de mais algumas atividades que farão parte edição deste ano:


Mulheres e Sustentabilidade

Um momento para reunir mulheres de todas as idades em caminhada por uma trilha ecológica, fazendo uma reflexão sobre o contato com a natureza e consciência corporal, respiração e espaço que se ocupa durante uma breve prática de Yoga. Será abordado também o tema da menstruação, mostrando que é possível ter um ciclo sem lixo com a utilização de absorventes de pano e coletor menstrual.


Picnic Lixo Zero

Como engajar a família na busca por um dia a dia mais sustentável? Em atenção aos protocolos sanitários, as famílias poderão ir com suas crianças para um picnic, em que os alimentos e bebidas devem ser pensados para gerar o mínimo de lixo possível e, se houver, haverá a correta separação do material reciclável e encaminhamento do resíduo orgânico para a compostagem.


Roda de Conversa sobre Criação Consciente

A chegada dos filhos faz muitas pessoas começarem a pensar no mundo que estamos deixando para eles. Gestantes, mães e pais estão convidados a participar de uma conversa sobre sustentabilidade já na chegada dos bebês, podendo conhecer e tirar dúvidas sobre fraldas ecológicas e sobre a importância da brincadeira na natureza.


Festa Sem Lixo

A comemoração de datas especiais e conquistas pode ter mais significado com uma festa que gera boas recordações e menos resíduos, evitando os que dificilmente são reciclados e levam centenas de anos para se decompor. A mesa da Festa Sem Lixo que será preparada em um dos eventos da Semana Lixo Zero será uma oportunidade para repensar a forma como são produzidas as festas – e o legado que elas deixam!


Feira no Quintal Lixo Zero Primeira Edição

Durante a Semana Lixo Zero 2021 acontecerá a primeira edição da Feira no Quintal Lixo Zero. Feita com muito amor e responsabilidade, a curadoria está trazendo expositores de Joinville que oferecem produtos ou serviços que colaboram na transição para uma rotina mais sustentável. Em paralelo à feira, rodas de conversa sobre criação consciente, rotina sem lixo e oficinas, mostrando que não é tão difícil dar os primeiros passos e começar a mudança dentro de casa. E claro, deliciosas opções gastronômicas sem lixo!

Mais informações sobre as atividades (como dias e horários) serão divulgadas no mês de outubro, antes do evento.


Sobre a Semana Lixo Zero Joinville

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, com a realização de dezenas de eventos durante 10 dias, que têm como objetivo incentivar e encontrar soluções para disseminar o conceito Lixo Zero. O evento ocorre em Joinville desde 2014 e acontece também em mais de 100 cidades brasileiras. Na cidade, somando todas as edições, somando todas as edições da Semana, foram organizadas mais de 600 ações, que envolveram mais de 500 voluntários, 700 instituições envolvidas e teve a participação direta de 30 mil pessoas. Nesse período, mais de 20 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas e encaminhadas corretamente. Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a partir de 2021, a Semana é organizada na cidade pelo Coletivo Lixo Zero Joinville.

2 visualizações0 comentário
bottom of page